quarta-feira, 11 de maio de 2011

Isabel Martins n.12 turma 7A --- Mário de Andrade

Retrato de Mário de Andrade por Flávio de Carvalho em  1939, oléo sobre tela.


Mário Raul de Morais Andrade, nasceu em São Paulo em 1893 e faleceu em 1945. Foi poeta, contista, romancista, crítico literário, folclorista e crítico musical. Passou a maior parte de sua vida em São Paulo e formou-se em ciências e letras, em 1909. Escreveu críticas de arte para a Folha da Manhã e O Estado de S. Paulo, - É um dos responsáveis pela criação da Revista Klason  e pela organização da Semana de Arte Moderna em 1922.  Publicou Paulicéia Desvairada, considerado o primeiro livro de poemas do modernismo.
Ainda na década de 1920, publica obras importantes, que marcaram o movimento modernista  Losango Cáqui, o Clã do Jabuti, A Escrava que Não É Isaura e o romance Amar, Verbo Intransitivo.
 Em 1927, realiza sua primeira viagem  à Amazônia, pesquisando e recolhendo manifestações de cultura popular. Do conhecimento adquirido sobre o folclore nacional e sobre os mitos resulta o romance Macunaíma, o Herói sem Nenhum Caráter, lançado em 1928. 
Nos anos 1930, dirige o Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, funda a Discoteca Pública e promove o 1º Congresso de Língua Nacional Cantada, além de dar grande impulso à Revista do Arquivo Municipal. Entre 1938 e 1940, reside no Rio de Janeiro e leciona na Universidade do Distrito Federal, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário